-->

Depois da cobrança, as respostas do representante dos trabalhadores no CAD finalmente vieram!

No final do mês passado, publicamos aqui em nosso site uma matéria mostrando que o CAD da Sanepar aprovou uma emissão de notas promissórias da empresa no valor de até 100 milhões de reais! O fato assustador só foi percebido por nós porque estamos sempre atentos as atas publicadas pela empresa.

Também já mostramos aqui o parecer jurídico do nosso advogado a respeito desta questão que é muito suspeita e está bem mal esclarecida. Desde a data da reunião do CAD em que isso aconteceu (07 de outubro) até a semana passada, o representante dos trabalhadores no CAD não havia nos informado nadinha. Nem uma linha de esclarecimentos havia sido feita.

Por esse motivo, no dia 11 de novembro, o suplente do representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Sanepar, Elton Evandro Marafigo, encaminhou um ofício ao senhor Edson Roberto Michaloski solicitando que ele prestasse aos saneparianos os devidos esclarecimentos sobre essa decisão que o CAD tomou e a qual ele não se opôs.



Coincidentemente, dois dias depois, no dia 13 de novembro, o excelentíssimo representante finalmente se manifestou e enviou um comunicado via e-mail aos trabalhadores:


O lamentável é perceber que o nosso representante levou mais de um mês depois da reunião em que um fato tão relevante como este foi aprovado para se manifestar e, provavelmente, só o fez devido à cobrança do companheiro Elton. Vale a pena conferir também o comunicado que o suplente do representante dos saneparianos no CAD enviou aos trabalhadores logo que teve conhecimento desta emissão das notas promissórias:

Como suplente do representante dos trabalhadores no CAD, gostaria de me posicionar sobre a notícia da emissão de notas promissórias da Sanepar no valor de até 100 milhões de reais. Primeiro preciso esclarecer a todos os trabalhadores que não participo das reuniões do CAD, considerando o meu cargo de suplente. Analisando a ata desta reunião do Conselho, percebi que não existiu nenhum pedido de vistas e nenhuma interferência do nosso representante na aprovação da emissão dessas notas promissórias. Também não recebemos a informação diretamente do nosso representante, o que seria o correto.

Enquanto suplente, diretor de sindicato e sanepariano fico preocupado e, mais do que isso, atento a tudo o que acontece envolvendo a Sanepar. Infelizmente, o representante eleito pelos trabalhadores para ser o representante junto ao CAD não pode interferir nestas decisões financeiras e votar contra sob o risco de perder o cargo de coordenador. Para nossa infelicidade, ele é dependente da diretoria. Dos poucos informativos que ele enviou até agora, todos carregam sempre uma coisa em comum: vangloriam as decisões feitas pelo CAD e nunca as questionam. Aquele que foi eleito para representar os trabalhadores, até agora, só tem representado os próprios interesses. E agora só nos lamentar e continuar de olho para que nada passe despercebido por nós.

Elton Evandro Marafigo

0 comments:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.