-->

Funcionários do Detran entram em greve; apenas seis serviços são realizados

Os funcionários do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) iniciaram nesta segunda-feira (15) greve por tempo indeterminado. Apenas seis serviços considerados essenciais pelo Sindicato dos Servidores do Detran-PR (Sisdep) são mantidos em todo o estado. A greve foi deflagrada após assembleia da categoria decidida na última terça-feira (9).

Segundo o sindicato, o comando de greve mantém para a população os serviços de primeiro emplacamento para veículo zero quilômetro, liberações de veículos apreendidos pela Polícia Militar (PM), liberação de documentos considerações emergenciais, renovação de habilitação com vencimento em 30 dias, exames práticos para a primeira habilitação cujo processo vence em 30 dias e recebimento e devolução de habilitação suspensa.

A secretária do Sisdep Silvia Penerotti disse que 90% dos servidores em todo o estado estão parados nas 101 Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito) do Paraná.

Entre as reivindicações, os servidores exigem do governo a efetivação de um plano de carreira para a categoria. "Estamos com esse pleito desde 2013, mas o governo não cumpriu. Também há a questão das férias parceladas, progressões e promoções que não são pagas", explica.

Os grevistas ainda reclamam do “tarifaço” aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que aumenta impostos no estado e do desconto de servidores inativos e aposentados, também aprovado pelo legislativo.

Em nota, o Detran informou que o processo de criação do quadro próprio dos funcionários do órgão - o plano de carreira reivindicado pelos servidores - está "na Coordenadoria Técnica Legislativa, da Casa Civil, para redação da mensagem do Executivo a ser encaminhada à Assembleia Legislativa".

Ainda nesta segunda-feira o Detran deve divulgar detalhes sobre a paralisação e serviços ofertados pelo órgão no primeiro dia de greve.

0 comments:

Postar um comentário