-->

Funcionários em greve impedem acesso a serviços, diz Detran-PR

Usuários do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) teriam sido impedidos de receber atendimento no posto da rua João Negrão, no Centro de Curitiba, na manhã dessa segunda-feira (2). Segundo informações do Detran, um grupo de grevistas bloqueou a entrada do prédio, a despeito da decisão judicial de sexta-feira (27), que proíbe esse tipo de ação.

De acordo com o Detran, dos 18 servidores que atuam no posto, apenas três teriam aderido ao movimento. Os 15 funcionários impedidos de trabalhar foram divididos: 12 foram deslocados para a sede do Detran no Tarumã e os três restantes permaneceram na unidade central para entrega e retirada de documentação, renovação de habilitação vencida há mais de 30 dias e prova teórica para processos de habilitação que vencem dentro de um mês.

A versão do Sindicato dos Servidores do Detran (Sisdep) é outra. Segundo a entidade, alguns servidores foram até o local fazer panfletagem e, como não havia funcionários suficientes para atender os usuários, foi feita uma espécie de triagem. “Fizeram uma triagem dos serviços essenciais e orientaram os demais usuários a procurar a sede do Tarumã”, explicou Arnaldo Menon, diretor jurídico do sindicato. “Ninguém foi impedido de trabalhar. Estamos atentos para que esse tipo de abuso não ocorra sob o risco de a greve ser declarada ilegal”, reforçou.

Negociações

A greve dos funcionários do Detran foi deflagrada no dia 18 de fevereiro. Na pauta de reivindicações estão a criação de quadro funcional próprio e atualização de promoções e progressões de carreira. Menon informou que a primeira reunião de negociação com o diretor-geral, Marcos Elias Traad, deve acontecer na tarde dessa segunda-feira.

“Esperamos que as propostas do governo sejam suficientes para poder convencer a categoria a retornar ao trabalho, porque a paralisação não é benéfica para ninguém, nem para o trabalhador, nem para os usuários”, disse Menon.

A adesão à greve engloba cerca de 80% dos 950 servidores, segundo estimativa do Sisdep. Já a autarquia informa que o número de grevistas não chega a 20%. “Essa distorção acontece porque o governo avalia a situação incluindo os 420 servidores comissionados na conta”, explicou Menon.

0 comments:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.