-->

Coletivo Intersindical se mobiliza para pressionar Fundações Sanepar!

Plano de saúde em maus bocados, diretores da Fundação Sanepar pedindo exoneração dos cargos e quase nenhuma explicação aos trabalhadores.

Tudo isso motivou o Coletivo Intersindical da Sanepar a se reunir no dia 29 de junho em Curitiba para traçar uma estratégia de ação, considerando as solicitações já feitas às Fundações Sanepar de informações, onde só obtivemos respostas insatisfatórias e promessas não cumpridas e as negativas da Comissão Negocial em acatar cláusulas do ACT relativas às Fundações.

Nesta reunião, foram elaborados dois ofícios. O primeiro solicitando cópias das atas de reuniões dos Conselhos e de Diretoria das Fundações Sanepar e Fusan ocorridas nos últimos 24 meses; e o segundo ofício requerendo o agendamento de uma reunião com o Diretor Presidente da Sanepar e o Diretor Presidente da Fundação Sanepar/Fusan, que deveria ser agendada no prazo de 48 horas contados a partir do protocolo do ofício.





Com os dois documentos em mãos, um grupo eleito para representar o Coletivo Intersindical se dirigiu à Fundação Sanepar já no dia seguinte, 30 de junho, para realizar o protocolo. No caminho até lá, descobrimos que naquele momento o Conselho de Administração das Fundações estava reunido e, por isso, decidimos ir até a sala onde ocorria a reunião e já solicitar a nossa participação. Mas é claro que isso não aconteceu.

Os representantes do Coletivo Intersindical, entre eles os representantes do Saemac José Pires e Fernando Martins (Carioca), foram atendidos pelo presidente do Conselho de Representantes, o sr. Mario Luiz Pompei da Silva, conhecido como o Marinho do “RH”, que não permitiu a nossa participação alegando que naquele momento estava acontecendo a posse da nova presidente das Fundações, Cláudia Trindade.




Pois bem! Como paciência todo sanepariano tem de sobra, nós ficamos por ali, no corredor mesmo, aguardando até que a reunião acabasse e nós conseguíssemos alguma informação sobre a situação das Fundações Sanepar. E foram horas de espera... Em determinado momento, saiu uma funcionária da sala de reunião que se dirigiu até a secretária, que então nos “convidou” para aguardar em outro andar. Nós que não somos bobos permanecemos ali para não correr o risco de perder de vista nenhum conselheiro.

Assim que a reunião terminou, os membros do Conselho nos atenderam ali mesmo no corredor. Nem ao menos nos convidaram para entrar na sala de reunião para conversarmos mais confortavelmente. Não tem problema! Nada disso nos impediu de questionar, E MUITO, todos que ali estavam.

Começamos pelo principal: o que levou os diretores à pedirem RENÚNCIA de seus cargos? E a resposta que obtivemos foi: “não sabemos”. Dá pra acreditar? Os próprios membros do Conselho de Administração das Fundações não sabem porque o presidente pediu pra sair.




Próxima pergunta: como está, realmente, o nosso plano de saúde? De acordo com eles, está muito bem e não há nada de errado. Apesar disso, já ouvimos rumores de que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) poderia intervir no plano porque existe a possibilidade de solvência. E eles negam! Só o que nos disseram foi que eles estarão negociando com a Sanepar um reajuste para o SaneSaúde.

Mas peraí... Se somos nós que “bancamos” este plano, o justo seria discutir conosco e não com a Sanepar, certo?! Foi isso o que questionamos. E eles alegam que também estarão agendando uma reunião com os sindicatos. Só esperamos que não seja para nos convidar para o velório, como bem disse a companheira Vera do Sindaen.




Também aproveitamos a oportunidade para cobrar os representantes dos trabalhadores no Conselho da Fundação, que teoricamente estão ali para nos manter informados, mas que em meio a todo esse turbilhão de acontecimentos não se manifestaram em momento algum! Será que eles foram eleitos para representar os trabalhadores ou estão apenas à serviço das Fundações?

De qualquer forma, nossa ‘vigília’ na Fundação Sanepar e toda a pressão que fizemos já surtiu efeito! A diretoria da Sanepar agendou para amanhã (02) às 09 horas uma reunião com o Coletivo Intersindical. Esperamos sair de lá com informações muito mais precisas a respeito do nossos plano de saúde.

1 comments:

Vergonha, nós temos que parar de nos mobilizar apenas em época de acordo coletivo. Percebo que nessa época o site do SAEMAC enche de comentários indignado dos saneparianos, quando essa época passa parece que paramos de acompanhar os passos da carruagem e aquela indignação toda some para voltar novamente só no próximo acordo, por isso acho que a culpa disso tudo é nossa, a nossa falta de interesse, a nossa omissão, tem um ditado que diz que "O povo tem o governo que merece" e ainda outro " O preço que um homem inteligente paga por não se envolver na política é ser governado por um menos inteligente" infelizmente acho que é isso que acontece com o sanepariano somos governados e representados por aqueles que não tem preparo e PRINCIPALMENTE CORAGEM !!!!! de nos representar direito, informar custe o que custar, estamos refém da incompetência ou medo dos nossas representantes de nos informar direito. Saneparianos !!!! Acordem não esperem os Acordos Coletivos para cobrar seus direitos pois os deveres nos são cobrados todos os 365 dias do ano. Pensem nisso.

Postar um comentário