-->

Comissão aprova divulgação de informações sobre aumento de tarifas públicas

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou projeto (PL 5929/13) que obriga as concessionárias de serviços públicos, como água, luz e telefone, a divulgarem na internet e em outros meios as informações que justificarem o aumento nas tarifas.

A proposta, de autoria do deputado Vander Loubet (PT-MS), altera a Lei das Concessões de Serviços Públicos (8.987/95) e a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97).

O relator do projeto na comissão, deputado Ademir Camilo (Pros-MG), acredita que haja “um sentimento geral de que a tarifa, muitas vezes exorbitante, não é proporcional à qualidade do serviço oferecido, especialmente quando se trata do serviço destinado à população mais carente”, disse.

O deputado Loubet lembra que a Câmara já aprovou, em 2013, projeto (PL 3546/12) que determina ao Poder Público a divulgação dos dados sobre reajustes e revisões das tarifas dos serviços de transporte público coletivos.

No entanto, os demais serviços públicos explorados em regime de concessão ou permissão não foram alcançados pela medida, o que o motivou a apresentar uma proposta ampliando o alcance da exigência.

Prazo para divulgação

O gerente técnico do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Carlos Thadeu de Oliveira, é favorável à proposta porque vai fazer com que o consumidor não se sinta lesado ao ser surpreendido por um aumento de tarifa.

Ele destacou que as agências reguladoras já fazem consultas e audiências públicas para explicar os aumentos. "Não é tanto pela falta de divulgação, muitas vezes a divulgação é em cima da hora, com pouco prazo e o debate é muito técnico."

Para Carlos Thadeu, a proposta deveria também exigir um prazo para essa divulgação e textos de fácil compreensão por parte dos usuários.

Tramitação

O projeto ainda vai ser analisado pela Comissão de Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

0 comments:

Postar um comentário