-->

AS ASSEMBLEIAS CONTINUAM DIZENDO, EM ALTO E BOM SOM: “NÃO!”

Nas assembleias do Saemac, é esmagadora a maioria de votos dos saneparianos pela rejeição da proposta da Sanepar. E nem poderia ser diferente, pois a posição da empresa demonstra má vontade e má fé com os trabalhadores.

É má vontade e má fé dizer que a situação econômica e a crise política no país impedem melhorias nas condições de remuneração dos saneparianos. O lucro da Sanepar em 2015 foi de 438 milhões. No mesmo período, as tarifas da Sanepar subiram 30%. O que justifica que os salários tenham apenas a reposição da inflação (11,08%)?

A inflação vem, continuamente, dia após dia e mês a mês, corroendo o poder aquisitivo do trabalhador e a reposição da inflação, apenas, não resolve a corrosão no poder aquisitivo.


É má vontade e má fé dizer que não dá para fazer uma proposta melhor, enquanto para distribuição de lucro aos acionistas a disposição é bem outra: foram logo distribuindo para eles a maior parte do lucro.

Também é má vontade e má fé apresentar uma proposta pífia aos trabalhadores, enquanto destinam recursos e mais recursos para patrocínio dos cartolas do futebol, sendo que a Sanepar nem precisa de propaganda para manter sua posição de mercado, uma vez que não enfrenta concorrentes.

Por isso as assembleias disseram NÃO!


POR QUE REJEITAMOS A PROPOSTA EM ASSEMBLEIA?

A Diretoria do Saemac decidiu por levar ao debate e à decisão das assembleias de trabalhadores a proposta da empresa, com a orientação de que a proposta fosse rejeitada, ao invés de rejeitar só em mesa de reunião, por bons motivos:

- Primeiro, porque a proposta é ruim e é importante que os próprios trabalhadores deixem isso bem claro para a Sanepar;

- Segundo, porque ao rejeitar a proposta em assembleias convocadas seguindo os requisitos legais, estamos dando um passo adiante para uma paralização, sem correr risco de ter a greve questionada. Se tivéssemos rejeitado em mesa, como alguns andam sugerindo, teríamos que fazer as assembleias de todo jeito, se precisarmos entrar em greve.


Conclusão: agora a empresa já sabe que os saneparianos repudiam essa proposta, se precisarmos cruzar os braços numa paralisação, nós já temos as coisas encaminhadas.

0 comments:

Postar um comentário